terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo
O conhecimento esta presente em nossas vidas diariamente. E este não chega até nós de uma única maneira. Mas sabemos que a escola é um dos locais onde o conhecimento nos é passado de forma planejada, organizada, efetiva, disciplinada. Desta maneira para que uma escola repasse o conhecimento necessário aos discentes, os professores seguem o Currículo que foi previamente organizado, planejado, “projetado” pensando criteriosamente para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem.
Na atualidade as tecnologias com suas varias ferramentas possibilitou e possibilita aos educadores formas variadas de aplicabilidade do currículo em sala de aula. Sabemos também que além das tecnologias o trabalho com projetos facilita e muito a aprendizagem, pois no instante que o professor inicia uma aula e contempla e motiva os discentes a elaborar um projeto, este professor irá inserir na vida deste aluno além do conteúdo, uma maneira de organizar, planejar, discutir, socializar dentre outras competências. Desta maneira, é sempre viável ressaltar que quando trabalhamos com projetos em sala de aula, a viagem promovida ao conhecimento vai além com conteúdo que esta inserido no Currículo.
As tecnologias podem ser integradas aos currículos sempre que for possível, pois existe uma possibilidades infinitas de mídias, imagens, pesquisas na web, estarem presentes na vida dos discentes. Não existe limites para trabalhar tecnologicamente em uma sala de aula. Vale mencionar, que o limite será a disciplina, a orientação para não fugirem do tema previstos e distraírem em site não recomendados;
Sendo assim, Projetos, tecnologias e ferramentas a fins, estão sempre inovando o trabalho do professor em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário